Presidente da Aprotice

Descubra as trajetórias dos nossos diretores e presidentes aqui.

João Bráulio de Melo Oliveira nasceu em 26/03/1956 (Dia de São Bráulio). Filho de Guaraciaba do Norte, estudou no Instituto Guaraciabense, com o Diretor Professor Barreto, permanecendo lá até os seus oito anos de idade. Mudou-se para Fortaleza em 23 de setembro de 1964. Estudou no Colégio Honório Bezerra, no Bairro Ellery, do 1º ano fraco até ao 3º ano em 1969. Transferiu seus estudos para o Instituto Educacional Paulo Sarasate, e, posteriormente, para o Colégio Jose Waldo Ramos, no Bairro do Carlito Pamplona, instituição na qual estudou do 6º ao 9º ano.

Aos 18 anos iniciou o curso de Técnico em Estradas, na Escola Técnica Federal do Ceará, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), local no qual cursava também o curso Técnico em Topografia. Estudante dedicado, sempre enxergou na educação uma oportunidade de mudar a sua realidade. Trabalhou no ano de 1976 como bolsista na CLAP- Companhia Latina de Planejamento na grande Fortaleza, no primeiro levantamento cadastral com a função de cadastrar os imóveis e confecções de Overlys. No termino de meu curso fui estagiar na Rede Ferroviária Federal (REFFSA), onde realmente encontrei profissionais competentes que passaram seus conhecimento em topografia e georrefereciamento, onde concluir o curso em Supervisor de Linha recebendo assim o DIPLOMA DEFINITIVO EM TÉCNICO EM ESTRADAS.

Em 1981 trabalhou na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) como fiscal de obras, exercendo a função de Auxiliar de Engenheiro II. Lá, era um dos principais responsáveis por fiscalizar a Adutora Pacoty/Riachão. Mesmo com uma rotina de trabalho cansativa, permanecia estudando diariamente. Isso lhe rendeu uma aprovação no concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATECE), com a função de topógrafo nas residências de Jaguaribe e Ipu.

No ano de 1982 adquiriu com muito esforço um Teodolito Wood. Passou a trabalhar como autônomo. Empreender sempre foi uma vontade. Profissional muito bem articulado conquistou vários trabalhos, dentre eles: Foi Responsável pelo Plano Diretor da sede de várias cidades cearenses. À titulo de ilustração, cabe citar: CROATÁ, HIDROLÂNDIA E SEUS DISTRITOS, IPÚ, GUARACIABA DO NORTE, CARNAUBAL, UBAJARA e TIANGUÁ. COREAU. Caminhando na vanguarda, em 1983 trabalhou no grupo Votorantim em Canindé, na Fazenda Todos os Santos, com o projeto de reflorestamento sustentável, reafirmando valores de preservação e de sustentabilidade que atualmente são discutidos de maneira ampla por diversos setores da sociedade nas esferas econômica e política. Após esse empreendimento, foi remanejado para Sobral e realizou o Levantamento Planialtimétrico na pedreira do distrito de Aprazível, bem como em terrenos adjacentes à pedreira, com emissão de posse, para determinar junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a produção de cimentos de 45.000 mil para 125.000 mil sacos de cimentos diários. Zelando para que o aproveitamento dos recursos minerais fosse realizado de forma racional.

Em 1985 trabalhou na Empresa Companhia Brasileira de Obras (CBPO), na função de topógrafo, na linha de transmissão da Companhia Hidrelétrica do Vale de São Francisco (CHESF) com 230kV, do trecho de Milagres a Banabuiú. Em 1987 trabalhou na CONCREMAT (uma das maiores empreiteiras do Brasil), fiscalizando a execução da pista de retorno do Aeroporto Pinto Martins, participando ativamente da construção dessa importante ferramenta de transporte aéreo do estado do Ceará. Em 1988 trabalhou na Empresa Carbomil na função de topógrafo de projeto de reflorestamento sustentável, na chapada do Apodi, cidade de Limoeiro do Norte. A conciliação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental foi, e é, uma constante preocupação presente em todos os seus trabalhos.

Já no ano de 1997 foi um dos pioneiros na luta sindical pela valorização dos profissionais técnicos, no Ceará e no Brasil. No referido ano, contou com o apoio de importantes sindicalistas de várias unidades federativas. Aliando esse apoio político à sua proatividade inata, fundou no Ceará o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Ceará (SINTEC-CE), obtendo um desempenho ímparna função de Presidente. Após algum tempo nessa função, decidiu agir em nível nacional. Foi convidado a participar da Federação dos Técnicos Industriais do Brasil (FENTEC). Nessa instituição alcançou o cargo Vice Presidente da Federação e, posteriormente, batalhou para entrar sistema CONFEA/CREA, buscando melhorias para os Técnicos. Mais uma vez conseguiu cumprir seu objetivo. Enfrentando anos de preconceito se firmou Conselheiro, mas não só isso. Indicou inúmeros Conselheiros do SINTEC-CE nas câmaras de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e Agrimensura, chegando à Diretoria na função de 2º Secretário do CREA-CE.

Em 2018, recebeu um Certificado de Criação de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nacional) Sítio Lagoa, do Ministério do Meio Ambiente, localizada no município de Guaramiranga, no Ceará. Mais uma ação na qual João Braulio agiu de modo a garantir a preservação e a biodiversidade em benefício das atuais e das futuras gerações. Essa RPPN é um esforço continuado e complexo que tem o objetivo de cuidar de ecossistemas do bioma da Caatinga (endêmico da região do nordeste brasileiro). Portanto, com orgulho, Bráulio reafirma seu compromisso de fiscalizar e proteger a fauna e a flora típicas da região cearense.

Atualmente é membro Titular no Conselho Superior (CONSUP) no IFCE, representando os egressos (Ex alunos), por indicação do SINTEC-CE. Também continua tesoureiro no SINTEC-CE. Como Técnico trabalhou e executou vários projetos na área da Engenharia como: plantas em várias cidades do Ceará, levantamento georreferenciado em várias propriedades rurais (Reserva Legal) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), levantamentos destinados a ação de Usucapião (democratizando o acesso às terras), levantamento de loteamentos, bem como remembramentos e desmembramentos de lotes. Possui junto ao CREA-CE um Acervo Técnico de 614 ARTs e junto ao CRT-02 385 TRTs. Ademais, no Conselho Regional dos Técnicos, o currículo supracitado o coloca como um dos profissionais de topografia mais bem sucedido do estado. Ainda assim, a luta por direitos nunca deve parar. Hodiernamente, atuOU como Agente da Fiscalização no Conselho Regional dos Técnicos (CRT02), braço do Conselho Federal dos Técnicos (CFT), órgão federal que ajudou a criar por meio da Lei nº 13.639/2018, juntamente com outros importantes nomes do setor industrial do país e de autoridades relevantes. Quis o destino que o Presidente da República sancionasse esse documento no dia 26 de março, mesmo dia do seu aniversário. Nesse contexto, importantes diretrizes de trabalho foram traçadas graças à criação dessa Instituição, e por isso, é sempre um prazer para João Bráulio reafirmar mais esse feito. Além de uma vitória profissional, é também uma conquista política e pessoal que reafirma valores de diálogo, de debate e de brio, prezados não só pelo homem contemplado por essa biografia, como também por todo cidadão brasileiro.

Nesse panorama, recentemente realizou importantes projetos de georreferenciamento nas cidades de Guaraciaba do Norte, de Coreaú e no bairro Renato Parente, em Sobral. Todas por meio de aerofotometria. Além disso, realizou relevantes empreendimentos de energia solar nas cidades de Amontada e Canindé. João Bráulio trabalha sempre utilizando as ferramentas mais tecnológicas e atualizadas do seu meio de atuação, dessa forma reafirma seu compromisso de melhorar permanentemente sua qualificação profissional, aliando qualidade de vida com sustentabilidade. Atualmente é Assessor Técnico do CRT-02 – Conselho Regional dos Técnicos Industriais, composto pelos seguintes Estados do Ceara, Piaui, Maranhão, Pará e Amapá, é membro Titular no Conselho Superior (CONSUP) no IFCE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - representando os egressos (Ex alunos), por indicação do SINTEC-CE. Também continua tesoureiro no SINTEC-CE. - Sindicato dos Teccnicos Industriais do Estado do Ceará. Neste ano, no dia 17/02/2024 foi eleito Presidente da APROTICE - Associação Profissionais dos Técnicos Industriais do do Ceará 100% TÉCNICO